Sites Grátis no Comunidades.net
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Sequências Didáticas  (25-08-2016)
Gêneros Textuais  (18-08-2015)
Experiências Exitosas  (18-08-2015)
Galeria de Fotos  (18-08-2015)
Educação Física  (18-08-2015)
Enquete
O que mais lhe interessa no site?
Jogos
Atividades Lúdicas
Planos de Aula
Textos
Artigos
Galeria de fotos
Atividades de Ensino
Atividades de Avaliação
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (590 votos)




ONLINE
5




Partilhe este Site...

 perfil 

Meu nome é Waldinéa Alves Farias Rocha, tenho 35 anos, estou na educação desde 1998, atualmente sou Analista Educacional,mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF e faço parte do quadro efetivo da SRE de Janaúba/MG. Nascida em Mato Verde/MG e residente na cidade de Janaúba/MG. Casada e mãe de 03 (três) filhos, procuro administrar meu tempo entre o trabalho que amo, a manutenção deste site e a dedicação primordial de minha linda família.



criar banner


Experiências Exitosas
Experiências Exitosas

Arte e sustentabilidade: uma combinação de sucesso

09/01/2014

Arte e sustentabilidade formaram uma combinação que deu certo na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, em Janaúba. Ao observar que no entorno da escola havia muitos pneus abandonados, alunos e professores decidiram transformar o material, que normalmente iria para o lixo, em arte.

“Sabemos que pneus demoram muito tempo para se decomporem, então decidimos fazer o projeto. Recolhemos os pneus e recebemos doações de uma borracharia próxima à escola. Fizemos 35 floreiras e 18 lixeiras, que estão espalhadas pela escola”, ressalta a professora de Química, Luciene Gonçalves Rodrigues de Paula Cacique.

Floreiras e lixeiras estão espalhadas por toda a escola. Foto: Arquivo da Escola

O trabalho, que foi interdisciplinar, contou com uma parte teórica e outra prática. “Primeiro os alunos estudaram sobre decomposição de materiais. Depois iniciaram o plantio das mudas. São os estudantes que fazem a manutenção das floreiras”, conta Luciene.

Verônica Luana Lopes Santos, que em 2013 cursava o 3º ano do ensino médio, ressalta o que aprendeu com a realização do projeto. “Aprendi que muitas vezes pensamos que um pneu velho não serve para nada. Com o projeto vimos que dá pra fazer uma coisa legal que fica bonita e dá para enfeitar a escola. Agora sei que ao invés de jogar fora podemos reciclar”, afirma.

Iniciativa foi desenvolvida com alunos do ensino médio. Foto: Arquivo da escola

Já Elisandra Karina Colares Madureira, que também cursou o 3º ano do ensino médio no ano passado, destaca que com a iniciativa a postura dos estudantes mudou. “Ficamos bastante empenhados em cuidar do que fizemos. Todos os dias ficava um grupo responsável por cuidar das floreiras. Agora, preservamos e cuidamos delas e da escola”. 

Município: Janaúba/ Superintendência Regional de Ensino de Janaúba

Fonte:http://blog.educacao.mg.gov.br/?p=7474