Alfabetizar é ir além de ler e escrever!

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Sequências Didáticas  (25-08-2016)
Gêneros Textuais  (18-08-2015)
Experiências Exitosas  (18-08-2015)
Galeria de Fotos  (18-08-2015)
Educação Física  (18-08-2015)
Enquete
O que mais lhe interessa no site?
Jogos
Atividades Lúdicas
Planos de Aula
Textos
Artigos
Galeria de fotos
Atividades de Ensino
Atividades de Avaliação
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (495 votos)




ONLINE
4




Partilhe este Site...


criar banner


Experiências Exitosas
Experiências Exitosas

Arte e sustentabilidade: uma combinação de sucesso

09/01/2014

Arte e sustentabilidade formaram uma combinação que deu certo na Escola Estadual Joaquim Maurício de Azevedo, em Janaúba. Ao observar que no entorno da escola havia muitos pneus abandonados, alunos e professores decidiram transformar o material, que normalmente iria para o lixo, em arte.

“Sabemos que pneus demoram muito tempo para se decomporem, então decidimos fazer o projeto. Recolhemos os pneus e recebemos doações de uma borracharia próxima à escola. Fizemos 35 floreiras e 18 lixeiras, que estão espalhadas pela escola”, ressalta a professora de Química, Luciene Gonçalves Rodrigues de Paula Cacique.

Floreiras e lixeiras estão espalhadas por toda a escola. Foto: Arquivo da Escola

O trabalho, que foi interdisciplinar, contou com uma parte teórica e outra prática. “Primeiro os alunos estudaram sobre decomposição de materiais. Depois iniciaram o plantio das mudas. São os estudantes que fazem a manutenção das floreiras”, conta Luciene.

Verônica Luana Lopes Santos, que em 2013 cursava o 3º ano do ensino médio, ressalta o que aprendeu com a realização do projeto. “Aprendi que muitas vezes pensamos que um pneu velho não serve para nada. Com o projeto vimos que dá pra fazer uma coisa legal que fica bonita e dá para enfeitar a escola. Agora sei que ao invés de jogar fora podemos reciclar”, afirma.

Iniciativa foi desenvolvida com alunos do ensino médio. Foto: Arquivo da escola

Já Elisandra Karina Colares Madureira, que também cursou o 3º ano do ensino médio no ano passado, destaca que com a iniciativa a postura dos estudantes mudou. “Ficamos bastante empenhados em cuidar do que fizemos. Todos os dias ficava um grupo responsável por cuidar das floreiras. Agora, preservamos e cuidamos delas e da escola”. 

Município: Janaúba/ Superintendência Regional de Ensino de Janaúba

Fonte:http://blog.educacao.mg.gov.br/?p=7474

 perfil 

Meu nome é Waldinéa Alves Farias Rocha, tenho 35 anos, estou na educação desde 1998, atualmente sou Analista Educacional,mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela UFJF e faço parte do quadro efetivo da SRE de Janaúba/MG. Nascida em Mato Verde/MG e residente na cidade de Janaúba/MG. Casada e mãe de 03 (três) filhos, procuro administrar meu tempo entre o trabalho que amo, a manutenção deste site e a dedicação primordial de minha linda família.



criar banner

topo